Muitas pessoas me perguntam qual é o segredo para aprender um idioma. Não existe segredo, mas determinação e ação. Sempre brinco com me...

APRENDENDO UM NOVO IDIOMA... E AGORA?



Muitas pessoas me perguntam qual é o segredo para aprender um idioma. Não existe segredo, mas determinação e ação. Sempre brinco com meus alunos que quando éramos bebê não saímos caminhando por aí. Antes disto tivemos de aprender a engatinhar, andar apoiado até que conseguimos ficar em pé sem ajuda e dar os nossos primeiros passos. Aprender um idioma novo não é muito diferente.

O primeiro passo é determinar por que você deseja aprender determinado idioma? Pretende viajar? Fazer um intercâmbio? Para poder se comunicar com o crush? Este objetivo deverá ser a sua motivação.

Com o objetivo estabelecido agora é hora de mergulhar de cabeça. Uma parte importante do processo de aprendizado é não se deixar contaminar pela vergonha. Lembra do bebê? Pois é, não tenha medo de errar! Você não tem a obrigação de dominar o idioma logo de cara. Aproveite para conhecer a cultura do país. Estude expressões, costumes, participe de fóruns. Utilize as redes sociais para trocar mensagens no idioma estudado, aprender sobre os assuntos mais falados pela população local. Esteja sempre aberto à tentativa e erro enquanto estiver aprendendo um novo idioma.

Um método muito simples e gostoso para aprimorar seu aprendizado é assistir filmes, séries, documentários e afins. Se estiver iniciando, tente assistir pelo menos três vezes. Na primeira, habilite as legendas em português. Na segunda, habilite as legendas no idioma estudado. E finalmente assista o filme sem legendas. Conforme seu aprendizado for evoluindo evite utilizar as legendas em português até que seja capaz de assistir ao filme com o áudio original, sem legendas. 




Desperte aquele Pavarotti que existe em você. Esta é uma maneira interessante para aprimorar o seu listening além de ser fácil e divertido. Na maioria das vezes, ouvimos e cantamos muitas músicas em inglês, espanhol, etc., mas nunca chegamos a saber o que elas estão dizendo. Ouça aquela música que você gosta várias vezes, de preferência com a letra em mãos. Preste atenção na pronúncia das palavras, frases, expressões. Treine o reconhecimento de várias palavras. Analise a letra com atenção para tentar compreender o sentido de cada trecho da música. E por fim, salte a voz sem medo. Quando cantamos juntos estamos desenvolvendo melhor a nossa fala e nossa pronúncia do idioma. 




Leia sempre. Comece com livros mais simples. À medida que evoluir no aprendizado, leia livros cada vez mais difíceis. Leia sem a ajuda de um dicionário e tente descobrir os significados a partir do contexto. Registre as palavras que não souber para pesquisar mais tarde.




Como diz o ditado "Quem tem boca vai a Roma", portanto fale, fale e fale. Se você não falar não aprenderá o suficiente. Não hesite em falar em público e com nativos. Não tenha vergonha de pedir que corrijam sua pronúncia. Lembre-se a vida é um eterno aprendizado e ninguém sabe tudo. Existem programas que conectam pessoas que estão aprendendo um idioma aos nativos do mesmo. Observe quando uma pessoa estiver pronunciando aquele som que você não consegue produzir e tente imitar esse som o máximo de vezes possível.




E finalmente.... divirta-se!! Faça do seu aprendizado um ato criativo. Cante suas músicas favoritas, fale sozinho, participe de grupos de conversação. Solte a sua imaginação. Não fique com vergonha se ainda não estiver falando o idioma corretamente. Isto leva tempo. Não seja o seu pior inimigo, não se cobre demais. Tenha certeza que cometerá erros e isso é normal. Aventure-se!!

O que eu aprendi ao descobrir um novo idioma é que você tem a oportunidade de ver o mundo de maneira diferente. Cada novo idioma revela um horizonte completamente novo que permite que você analise e interprete o mundo a partir de culturas diferentes, mentalidades diferentes, experiências diferentes. Permite que você cresça enquanto ser humano. 

Embarque nesta aventura e descubra um mundo novo.





0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.