O idioma inglês é uma história de sucesso linguístico que ocupa seu lugar como uma das formas predominantes de comunicação do mundo, com s...

Origem da língua inglesa

 



O idioma inglês é uma história de sucesso linguístico que ocupa seu lugar como uma das formas predominantes de comunicação do mundo, com suas influências se estendendo por mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundoO inglês se originou na Inglaterra e é o idioma dominante nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e em várias nações insulares do Mar do Caribe e do Oceano Pacífico. É também o idioma oficial da Índia, Filipinas, Cingapura e muitos países da África Subsaariana, incluindo a África do Sul. O inglês é a primeira escolha de idioma estrangeiro na maioria dos outros países do mundo, e é esse status que lhe confere a posição de língua franca global.  

É um idioma que conta com um vocabulário muito extenso, pois foi se formando a partir de assimilações de outras línguas, incluindo as línguas europeias, as de origem africanas e várias outras ao redor do mundo.

Nesta postagem, vamos entender como o idioma inglês se desenvolveu, os povos que influenciaram a sua formação e os processos na Europa que fizeram a língua inglesa ocupar a posição de destaque de hoje em dia.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, a língua inglesa realmente decolou com a invasão da Grã-Bretanha durante o século V. Três tribos germânicas, os jutos, os saxões e os anglos, buscavam novas terras para conquistar e cruzaram o mar do Norte. Deve-se notar que a língua inglesa que conhecemos hoje ainda não tinha sido criada, já que os habitantes da Grã-Bretanha falavam vários dialetos da língua celta.

Por volta de 700 a.C a região da Bretanha era ocupada pelo povo Celta. Posteriormente, cerca de 800 anos depois, os romanos invadem a região em 50 a.C, onde se estabeleceram por 100 anos quando as Ilhas Britânicas são totalmente incorporadas ao Império Romano.

Devido a dificuldades em Roma, as tropas romanas retiram-se da região, deixando assim o povo Celta remanescente a mercê da invasão de tribos inimigas. Como Roma já não possuía forças militares para defendê-los, os celtas recorrem às tribos germânicas – Anglos, Saxões, Jutos e Frísios. Mas, diante do cenário estabelecido, as tribos enxergam uma outra oportunidade e, ao invés de ajudá-los, tornam-se invasores, estabelecendo-se no sudeste da Grã-Bretanha, nas áreas mais férteis. Os celtas-bretões que sobreviveram às invasões acabam por se refugiar no oeste.

É a partir daí que a história do idioma se divide em três períodos: Old English, Middle English e Modern English.

1. Old English (inglês antigo - até 1100 d.C)

Old English é um período onde ainda não existia uma língua única, mas sim um conjunto de diferentes dialetos. Os primeiros indícios da formação da língua inglesa aconteceram entre os séculos V e XII. O idioma que conhecemos hoje começou a mudar com a chegada de tribos germânicas às ilhas britânicas vindas da região da Alemanha – era o povo anglo-saxão. Durante essa fase, o Saxão ocidental foi o dialeto que passou a ser mais influente. Comparado ao Modern English, o Old English é uma língua praticamente irreconhecível; tanto no vocabulário, quanto na pronúncia e na gramática. As construções de frases e os vocábulos complexos eram bem diferentes. Um dos clássicos históricos da língua inglesa, o poema Beowulf, foi escrito em Old English.

2. Middle English (inglês médio - de 1100 a 1500 d. C)

Um dos grandes marcos dessa época, e grande responsável pela consolidação da língua, foi a forte presença do francês – devido a vitória da Normandia (norte da França) na Batalha de Hastings, em 1066 e da influência viking no país, trazendo uma contribuição considerável ao vocabulário da época. A grande mudança aqui foi a pronúncia das palavras (especialmente as vogais). Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer, é a obra mais famosa escrita com Middle English.

3. Modern English (inglês moderno - de 1500 d.C)

O Modern English se consolidou a partir do século XV, época do renascimento e na qual as línguas nacionais passaram a ter uma grande importância para a consolidação dos Estados europeus. A principal característica é a maior padronização do idioma como um todo. O desenvolvimento da literatura inglesa, com Shakespeare e outros escritores escrevendo em Modern English também foi um fator importante. O Inglês moderno se espalhou pelo mundo graças ao Império Colonial britânico. No século XIX, uma área equivalente a 25% dos territórios do mundo (apenas área terrestre) pertencia aos britânicos de alguma forma. A sucessão da Inglaterra pelos EUA como maior potência mundial deu continuidade à influência da língua Inglesa no mundo. Diferente de seus períodos antecessores , o Modern English é caracterizado pela padronização de um idioma unificado em todo país. A chegada da imprensa de 1475 e a criação de um sistema postal em 1516 possibilitaram a disseminação do dialeto de Londres – que já era o núcleo social, econômico e político da Inglaterra.  A disponibilidade de materiais impressos também impulsionou a educação, deixando o alfabetismo ao alcance da classe média.

Além disso, é a fase de maior influência literária inglesa, devido ao aclamado Shakespeare que teve grande contribuição no desenvolvimento da linguagem literária da época. Além do uso criativo do vocabulário já existente, o escritor também criou novas palavras.

Com as estruturas germânica e nórdica consolidadas e o vocabulário já bem influenciado pelo francês e pelo latim, a partir do século XVI, o idioma inglês passou pela Great Vowel Shift, uma grande mudança nas vogais que foi gradualmente mudando sua pronúncia. E, graças aos novos meios de comunicação (por papel impresso primeiro, por rádio depois), essa mudança acabou virando um padrão bem difundido.

Foi essa última mudança que nos trouxe ao inglês como o conhecemos hoje – ou bem perto dele. Um bom exemplo disso são as poesias de Shakespeare, que ainda rimam, como rimavam na época, graças à padronização da pronúncia.


See you soon!



0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.