No glossário sobre a Arte de Cozinhar, um dos itens citados recebe o nome peculiar de Lazy Susan, ou "Susan preguiçosa".  Lazy Sus...

As origens da Lazy Susan




No glossário sobre a Arte de Cozinhar, um dos itens citados recebe o nome peculiar de Lazy Susan, ou "Susan preguiçosa". 

Lazy Susan é definida como uma bandeja giratória, geralmente circular e feita de madeira, estrategicamente posicionada no centro de uma mesa ou de uma bancada para facilitar a distribuição da comida para todos os comensais ao redor da mesa.

O objeto mais antigo conhecido como Lazy Susan, data de 1780 e foi vendido em um leilão da Christie's em 2010 pelo valor de 3.900 dólares. A bandeja era feita de mogno e tinha 16 polegadas de diâmetro. E era chamada de "dumbwaiter", um "garçom mudo", na época.

Estudiosos parecem ter identificado quando Lazy Susan recebeu esse nome, mas não foram capazes de identificar o porquê, que parece ter ficado perdido na história. 

A primeira referência conhecida a algo chamado "Lazy Susan" foi em 1917, quando na edição de dezembro da Vanity Fair, a loja de departamentos Ovington's anunciou uma bandeja rotativa de mogno de 16 polegadas. 

"8,50 dólares para sempre parece um salário incrivelmente baixo para um bom servo; e ainda assim, aqui está você, Lazy Susan, a garçonete mais inteligente do mundo, ao seu serviço! A bandeja de mogno (16" de diâmetro) montada sobre uma base de mogno, gira sobre rolamentos de esferas para ajudá-lo a servir as coisas facilmente. 16" de diâmetro, preço $8.50; 18" de diâmetro, preço $10.00," dizia o anúncio.



Mas de onde surgiu o termo "Lazy Susan"?

Uma equipe de pesquisadores da wiseGEEK.com acredita que Thomas Jefferson inventou o termo Lazy Susan no século XVIII, embora fossem chamadas de "dumbwaiters" na época. Diz-se que Jefferson inventou a Lazy Susan porque sua filha reclamava que sempre era servida por último e, como resultado, nunca se sentia satisfeita ao sair da mesa. Outros acreditam que Thomas Edison foi o inventor, pois acredita-se que ele tenha inventado o toca-discos para seu fonógrafo, que mais tarde evoluiu para a Lazy Susan. Também é importante notar neste ponto de nossa história que Thomas Edison também teve uma filha chamada Susan. No entanto, a verdadeira história do nome Lazy Susan parece ser mais uma lenda do que um fato.

De acordo com Evan Morris, redator da coluna do jornal The Word Detective, em um artigo intitulado Whirling Domestics, muitas autoridades relatam a teoria de que 'Susan' era simplesmente um nome comum de empregada doméstica e que o termo 'Lazy Susan' era uma referência sarcástica à suposta preguiça dos empregados domésticos.

E, finalmente, uma postagem da Jewish World Review fornece provavelmente a versão mais realista da origem do nome. Eles consideram que é mais do que provável que o termo 'Lazy Susan' tenha sido criado das combinações anteriores em inglês que usam o nome 'Susan' ('black-eyed Susan' sendo a mais comum). Existem muitas dessas palavras em inglês que usam nomes de maneira genérica, por exemplo, 'Peeping Tom', 'Jim-Dandy' e 'Jolly Roger' são apenas algumas. Também é possível que a combinação do som 'z' em 'lazy' e o som inicial 's' de 'Susan' tenha agradado o fabricante da Lazy Susan e, em uma brilhante jogada de marketing, nasceu a 'Lazy Susan'.

Seja qual for a origem do nome, este é um utensílio bastante útil para se ter, não concordam?

See you soon!



 

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.