Às quartas-feiras vou trazer uma dica de filme para vocês irem aprimorando o seu aprendizado. Vamos começar com Cine Espanhol. A dica d...

Cine

Às quartas-feiras vou trazer uma dica de filme para vocês irem aprimorando o seu aprendizado.

Vamos começar com Cine Espanhol. A dica de hoje é o filme Dois mais Dois (Dos más Dos) que foi o filme nacional de maior sucesso na Argentina em 2012, ficando por três semanas consecutivas no topo do ranking.




Dirigido por Diego Kaplan o filme conta a história de dois casais de amigos de longa data que aos 40 anos são profissionais talentosos e bem-sucedidos. Diego (Adrián Suar) e Emília (Julieta Díaz) têm um filho de 14 anos e uma vida familiar organizada. Já Richard (Juan Minujín) e Betina (Carla Peterson) não têm filhos e aproveitam a vida de maneira diferente. Durante uma conversa, Richard e Betina confessam aos amigos que são praticantes de swing e que gostariam de experimentar a troca de casais com eles. A trama simples, eficiente e criativa poderia permitir todo os tipos de piadas vulgares e trocadilhos com conotação sexual, mas o filme surpreende ao tratar o assunto com respeito e naturalidade. 





Curiosidades:

Origem das palavras "pelotudo" e "boludo"

Boludo é uma gíria usada na Argentina cuja definição é: pessoa que faz ou diz coisas idiotas, que se comporta como um idiota ou de maneira irresponsável. Mas tenha cuidado ao usá-la porque dependendo da situação "boludo" pode ser um xingamento, como por exemplo em uma discussão. 

Eres un boludo (Você é um idiota)
No diga boludeces (Não diga bobagens)
Boludo aprende a manejar (Idiota aprende a dirigir) 

Existem várias teorias quanto à sua origem e posterior utilização. Uma delas data da época das guerras de independência da Argentina quando lutaram contra o exército espanhol.

Diante do poderio do exército espanhol, o exército argentino só dispunha de "pelotas" (pedras grandes com um sulco onde era amarrado uma corda) e facões (que alguns amarravam a uma vara para improvisar uma lança precária). Poucos tinham armas de fogo. 




E então, qual era a técnica usada para se opor a tal maquinário bélico trazido pelos espanhóis?

Os gaúchos formavam três fileiras. A primeira era dos "Pelotudos", que carregavam as grandes bolas de pedra amarradas. A seguda era dos "Lanceros", com facões e tacuaras, um tipo de bambu. E a terceira era composta pelos "Boludos", com suas boleadeiras.

Quando os espanhóis marchavam com sua cavalaria, os "Pelotudos", mostrando uma coragem admirável, aguardavam com determinação firme e acertavam os cavalos no peito, que assim giravam e desmontavam o ginete, provocando a queda dos soldados que vinham atrás.

Os "Lanceiros" aproveitavam essa circunstância e apunhalavam  os caídos.

Finalmente, os "Boludos" os finalizavam no chão com uma boleadeira.

Então, por volta de 1890, um deputado do Nacional disse que não deveriam ser "tan pelotudostão idiotas" em referência a que não era necessário ir à frente de batalha e ser morto.

Este foi o duplo significado que foi dado ao termo: 1º, aguerrido: 2º, estúpido. Com o passar do tempo, a palavra "boludo" foi acrescentada à última classificação e o imaginário popular foi incorporando como aquele cujos genitais grandes impedem que se mova com facilidade.

Suspicacias... e até próxima quarta!

Fonte:http://buenavibra.es/zapping/curiosidades/un-poco-de-historia-sabes-de-donde-provienen-las-palabras-boludo-y-pelotudo/



0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.