Praticamente todas as vezes que menciono que meu trabalho é do tipo Home Office, a reação das pessoas é muito interessante. Muitas ainda es...

Dicas para organizar seu Home Office

Praticamente todas as vezes que menciono que meu trabalho é do tipo Home Office, a reação das pessoas é muito interessante. Muitas ainda estranham o fato de você trabalhar em casa, embora esta seja uma realidade cada vez mais comum no Brasil.






É claro que ser um Home Officer tem muitas vantagens: não se preocupar com o trânsito, estabelecer seu horário de trabalho diário de acordo com seus outros afazeres, evitar o estresse do ambiente de trabalho formal. Mas ao transformar sua casa em um local de trabalho é preciso muito cuidado para evitar certas armadilhas.

Que armadilhas são essas?

1. Não é por que você está trabalhando em casa que vai passar o dia inteiro de pijama e pantufas. Lembra daquela expressão "a primeira impressão é a que fica"? Pois é. Imagina que você precisa participar de uma vídeo-conferência de última hora com seu cliente? A maneira como você se veste no ambiente de trabalho é uma ferramenta importante de marketing pessoal que contribui para uma imagem de profissionalismo e credibilidade. Só porque seu trabalho é home based, isso não significa que você pode se descuidar da sua aparência profissional. Lembre-se que a roupa de trabalho é completamente diferente da roupa de lazer. Uma roupa confortável, uma maquiagem e perfume discretos são essenciais para me manter motivada e inspirada. 

2. Home Office não é um parque de diversões.  Já cansei de ouvir comentários do tipo: "Nossa, você pode dormir até tarde todos os dias!", "Uau, agora você vai poder pegar aquele cineminha no meio da tarde!". Ops, não é bem assim. Ok, você pode se levantar um pouco mais tarde porque não vai precisar enfrentar o trânsito, mas para por aí. As tentações e os desafios são realmente grandes, mas se você não conseguir se organizar, não vai conseguir trabalhar. E diferente do que as pessoas possam pensar, ser um Home Officer exige muita, muita e muita (já disse muita?) disciplina, determinação, dedicação e profissionalismo.

3. Cuidado para não se tornar um workaholic. Sem dúvida, esta foi a pior armadilha para mim. Como adoro traduzir, quando comecei a trabalhar em casa,  simplesmente perdia a noção do tempo! Horário flexível e liberdade são benefícios do Home Office, mas é preciso equilibrar as coisas. Se estivesse em um trabalho formal com um horário fixo, você não teria de cumprir este horário rigorosamente? É a mesma coisa quando está trabalhando em casa. Portanto, estabeleça horários, faça pausas, levante para esticar as pernas e relaxar. Segundo Travis Bradberry, o tempo total da jornada de trabalho não importa tanto, mas sim o modo como ela está estruturada. Profissionais que fazem curtos períodos de descanso rigorosamente são mais produtivos do que aqueles que trabalham por muito tempo, sem parar. Faço uma hora de trabalho com pausas de 20 min na maioria das vezes. Mas este não é um esquema rígido. Se é um trabalho mais difícil e sinto que começo a ficar cansada ou se bateu um bloqueio, faço uma pausa para um café, para dar uma volta no quarteirão. É revigorante.

Então como estruturar um Home Office que permita manter a produtividade e trabalhar com disposição?

1. Localização: A cama e a mesa da sala de jantar não são locais de trabalho! É importante que você defina sua área de trabalho privativa  em um local que não possa ser prejudicado por sons, longe de tentações como geladeira e televisão, circulação de pessoas, não atrapalhe as atividades das outras pessoas e possa ser fechado. É muito importante que o local escolhido tenha uma janela que ilumine e contribua para a circulação de ar. E dependendo da vista, você pode começar seu horário de descanso apreciando a paisagem. 






2. Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e seu ambiente laboral para evitar prejuízos à sua saúde. Portanto é importante escolher uma boa mesa de trabalho e uma cadeira bastante confortável se você vai ficar muito tempo sentado. Uma dica importante é evitar cruzar as pernas e fazer aquela pausa para uma caminhada. Além disso, lembre sempre de ajustar sua cadeira em uma altura que permita que seus pés estejam sempre apoiados, que seus antebraços estejam em posição paralela ao chão na hora de digitar e que o monitor esteja posicionado de modo que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.



3. Organização é fundamental para que o seu trabalho flua bem. Mantenha tudo que você vai precisar ao alcance da mão. Livre-se diariamente do lixo. Evite acumular coisas desnecessárias na sua área de trabalho. Evite deixar tudo espalhado. Ao término do trabalho guarde todas as coisas nos seus devidos lugares. 




4. Controle de produtividade: Antes de definir o prazo de entrega de um trabalho é importante verificar o arquivo. Às vezes podemos nos enganar acreditando que será fácil, mas pode apresentar algumas dificuldades, seja por motivos de vocabulário, por ser um documento não editável, etc. que acabe dificultando ou atrasando a entrega do trabalho. Estabeleça sempre prazos realistas para não gerar frustração nem para você nem para o cliente. Com isso estabelecido, escolha o método de controle de produtividade que melhor se ajuste a você. O importante é você cumprir seus prazos no final do dia. Mantenho meus compromissos em agendas online com lembretes sincronizados no celular. Além disso mantenho um mural com post its coloridos para manter controle sobre as etapas da tradução: entrega inicial do trabalho, revisão final, prazo para a entrega da tradução final. 

Gostaram das dicas? Tem alguma dica diferente? 

See you soon!





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